segunda-feira, 20 de outubro de 2008

NUM MUNDO CAPITALISTA, A AMAZÔNIA SERÁ MESMO IMPORTANTE?

Elias Ferreira dos Santos[1]

Uma das importâncias da Amazônia é a sua biodiversidade, que vem sendo destruída paulatinamente pela humanidade.
A Amazônia é uma das poucas partes do mundo que tem uma floresta tão extensa e rica, sendo que menos de 50% das espécies que nela habita são conhecidas.
Graças a esse potencial a floresta Amazônica vem sofrendo com graves devastações e com a biopirataria de animais e plantas de várias espécies.
Cientistas e biólogos de outros países vão para a região Amazônica estudar as espécies lá existentes e acabam levando essas espécies para o exterior e as clonando, a exemplo temos o famoso Chá mate, e o açaí que são plantas desta região e hoje circulam patentes pelo mundo todo.
Vale ressaltar a presença de várias ONG’s nessa região o que pode ser considerado um perigo para a segurança da floresta, pois muitas vezes essas ONG’s aproveitam da “ingenuidade” dos índios e dos povos ribeirinhos para cometerem a biopirataria e a extração de matérias-prima.
Já está suficientemente provado que muitas ONG’s não passam de fachada e biombo para a realização de interesse escusos ou ilegais, embora também se saiba que parcela significativa (se não predominante) delas não tem qualquer vida real. (General Maynard Marques Santa Rosa)
Assim como a região Amazônica, várias outras partes do mundo eram beneficiadas com uma floresta igual a Amazônica, mas o “homem” com sua ganância por dinheiro, matou, queimou, cortou, devastou e tornou-se um país desenvolvido, mas nem se lembravam das questões ambientais.
Hoje são países desenvolvidos, mas sofrem com a falta de árvores, rios e outros artifícios naturais e agora querem que a Amazônia seja internacionalizada, pois ainda acreditam no mito de que a Amazônia seja o “pulmão do mundo” não sabendo eles que esse trabalho cabe as algas marinhas e não a Amazônia.
Mesmo assim devemos estar atentos, pois esse interesse do mundo na Amazônia não nada mais que capitalista, eles querem aproveitar a rica flora e fauna e o potencial hídrico que aqui existe e nada mais, quando a Amazônia tiver igual aos seus paises sem riquezas, de nada mais servirá.
“Mas já que consideram a internacionalização da Amazônia importante para o mundo que internacionalize ela, mas que juntamente com ela seja internacionalizada as sete maravilhas do mundo, o maior museu do mundo, cidades históricas e as reservas de petróleo”.(Cristovam Buarque).






[1] Estudante do 2º ANO do curso integrado de informática do CEFET-BA, nascido no dia 17/01/92 na cidade de São paulo-SP, atualmente residente na cidade de Guaratinga-BA e estudando na cidade de Eunápolis-BA,pretende continuar seus estudos cursando Direito.(elias_planet2007@hotmail.com).

Nenhum comentário: