segunda-feira, 20 de outubro de 2008

NUM MUNDO DE DIPLOMAS, O CONHECIMENTO SERÁ MESMO IMPORTANTE?

Elias Ferreira dos Santos – EI-21

É chegado mais um fim de unidade, estamos aqui para nos avaliar, apesar de sabermos que o que importa é o conhecimento, mas temos que passar por essas privações, pois precisamos de uma nota.
Essa unidade foi bastante produtiva apesar de nosso docente se encontrar “distante” mesmo assim podemos nos enriquecer com conhecimentos sejam eles curriculares ou extras curriculares.
Começamos pela semana de meio ambiente, foi uma semana de discussões fantásticas, foi possível nós interagirmos com pessoas de vários locais, de idéias distintas e com um só intuito de conscientizar as pessoas de como preservar o meio ambiente.
E fazermos com que as pessoas se eduquem, pois isso é um dos grandes problemas do Brasil a falta de consciência das pessoas em lidar tanto com o Meio ambiente como com as diferenças étnicas entres outros preconceitos e conclusões populares que muitas vezes acabam por atrapalhar ao invés de ajudar.
Depois foi sugerido aos alunos a leitura de uma das obras de Graciliano Ramos “Vidas secas” que retrata a vida de uma família de nordestinos, suas privações e o cotidiano sofrido que o povo nordestino sofre, alem de retratar a questão da alienação e abuso por parte das pessoas que se dizem esclarecidas e abusam das pessoas “ingênuas”.
Também podemos contextualizar essa obra com um dos livros de Odette de Barros “Justino, o retirante” que também retrata a vida de um garoto do nordeste e o sofrimento dele por faltas de seus pais e sofre com o êxodo rural.
Dentre essas atividades encontra-se também a discussão de alguns filmes como “O julgamento de Nuremberg” que retrata o começo do desenvolvimento tecnológico, o julgamentos dos principais acusados dos crimes de guerra, a desigualdade social, toda uma catástrofe de uma cidade pós-guerra entre outros temas pertinentes.
Também teve o filme “Ó pai ó” que passa na cidade histórica de Salvador e que retrata toda a vida do povo baiano, as diversidades religiosas, o famoso carnaval, a questão da desigualdade social, a ilusão das pessoas com as cidades do exterior, a rivalidade de quem te mais dinheiro manda mais, entre outros temas polêmicos da cidade de Salvador.
E por último nos foi proposto a realização de alguns textos dentre eles um memorial sobre a nossa relação com a Língua Portuguesa, também analisarmos algumas capas de revistas que abordassem temas diversos e polêmicos.

Nenhum comentário: