segunda-feira, 20 de outubro de 2008

NÃO SEJA CORRUPTO, O “GOVERNO” DETESTA CONCORRÊNCIA
ELIAS FERREIRA DOS SANTOS[1]
Não sei se estava sonhando ou era apenas um pesadelo, lembro-me que estava chegando ao Brasil por volta do mês de setembro. Desembarquei em Salvador e levei um susto quando saí do aeroporto. “Dei de cara” com uma multidão de carros e pessoas, logo fiquei sabendo... Era época de política.
Estranhei toda aquela agitação, gente pulando e dançando, carros de som, buzinas e muita bagunça. No mesmo momento pensei estar no meio de uma torcida organizada, não fazia diferença alguma, afinal o que mudava eram apenas os nomes dos times.
Fiquei encabulado, com o quanto as pessoas são doentes não por política, mas sim por politicagem, mas enfim, consegui atravessar aquela multidão e quando cheguei ao outro lado, encontro os rivais. Tinha que ser assim afinal, qual é o time que não quer o troféu “prefeitura”?
Os dias foram se passando, e cada vez ficava mais próximo o fim do campeonato. Quem será que ia levar o troféu dessa “copa”, as disputas estavam bastante acirradas. Eram comícios, palestras, panfletos entre outros, um verdadeiro espetáculo...
Agora o que mais me chamou a atenção é que nenhum dos participantes da competição tinha propostas. O que ficava bem claro é que eles estavam ali para brincar com as nossas ‘caras’, nos fazendo de meros torcedores de futebol.
Já não agüentava mais, pessoas para cima e para baixo, carros de som, comícios, e juntando os torcedores fanáticos, aí é que virava uma encheção de saco mesmo.
Até que enfim, chegou o grande dia da final. Aí não agüentei mesmo, vi cada coisa que chegava a dar medo, pessoas fazendo boca-de-urna de todos os jeitos. Era o cúmulo, mas o pior ainda estava por acontecer. Vocês vão ver...
Estava eu lá tranqüilo, perto de certo colégio eleitoral, onde um de meus colegas vota, meu amigo foi procurar a sua sessão, e eu fiquei no portão esperando-o, quando de repente fui surpreendido com um homem se aproximando, depois fiquei sabendo, era o prefeito da cidade, e candidato a reeleição. Você já deve saber o que ele queria. Era isso mesmo: Queria o meu voto!!!
Ai foi o ápice, o que se esperar de candidatos que vão pedir votos aos seus ‘torcedores’ no dia da grande final, em plena porta de colégios eleitorais, com uma sociedade que encara a política como se fosse uma competição futebolística.
E para me deixar mais irritado, nesse colégio estavam presentes cinco policiais militares e mais não sei quantos fiscais. Não sei para quê?Afinal não faziam nada.
Trago aqui, portanto, alguns detalhes do que observei. Foi quando dei por mim. Estava acordado, e assustado, nunca tinha visto falar em tanta corrupção.
Você deve estar pensando que isso é um absurdo e que isso não é real, mas eu te digo que tudo isso está mais próximo do que imaginamos. Enfim o que esperar dos políticos e principalmente desses eleitores que não tem maturidade suficiente para escolher o melhor para mim e para você. Não serão eles os nossos representantes?


[1] Estudante do 2º ANO do curso integrado de informática do CEFET-BA, nascido no dia 17/01/92 na cidade de São Paulo-SP, atualmente residente na cidade de Guaratinga-BA e estudando na cidade de Eunápolis-BA,pretende continuar seus estudos cursando Direito.(elias_planet2007@hotmail.com).

Nenhum comentário: